Visitas: 3923
Usuários Online: 1
O mês de setembro é oficialmente o mês da Prevenção ao Suicídio, mas em Itaboraí, no Centro Terapêutico Elcio Boccaletti França (CTEBF), a iniciativa acontece durante todo o ano. O espaço oferece ajuda gratuita desde 2010 para pessoas que não têm condições de custear tratamentos psicológicos. Os serviços oferecidos incluem: psicologia, acupuntura, reflexologia podal, auriculoterapia, grupos de terapia Narcóticos Anônimos (NA), laboterapia, arteterapia, nutricionista, entre outros.
Para conseguir atendimento no espaço, a pessoa deve marcar uma consulta, passar por uma triagem com um assistente social, que a direcionará para o tratamento mais adequado. O CTEBF atende cerca de 800 pessoas por mês.
Para o terapeuta Antônio Lisboa, conhecido como Dedeko, de 61 anos, buscar ajuda é essencial para o processo de cura, e ter esse espaço oferecendo atendimento gratuito a quem não pode pagar é um ato de amor.
“O Centro Terapêutico, para mim, significa oferecer uma segunda chance de vida. Esse trabalho me enche de felicidade, sou voluntário aqui e serei enquanto Deus me permitir”, relata Dedeko.
O Elcio Boccaletti França é uma organização sem fins lucrativos que funciona sem ajuda governamental e ajuda a desafogar os atendimentos de saúde nos órgãos públicos da cidade. A casa conta com voluntários para atender à população de Itaboraí e adjacências, além de um bazar que ajuda na captação de recursos para sustentar o projeto.
O CTEBF funciona na Rua João Caetano, 177, Itaboraí. Para conseguir uma consulta, você pode se dirigir à unidade ou ligar para (21) 2635-1883.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar os episódios subnotificados, o que estima mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia.
As fitas amarelas se tornaram o símbolo da campanha, que foi adotada em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
O objetivo da campanha é reduzir o número de casos, combater tabus e oferecer apoio. Se precisar de ajuda, disque 188. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento gratuito e sigiloso para pessoas que passam por sofrimento. O canal de atendimento funciona 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.